A ONG Cultural Capoeira Arte e Tradição foi fundada em 13 de maio de 2004 pelo idealizador Mestre Chico Ceará e sua companheira Mestra Socorro Alexandre. Terreiro Arte e Tradição do Sítio Santo Antônio de Arajara, em Barbalha, município do Cariri cearense, vem atuando desde 2004 na valorização da cultura popular e no resgate das tradições da comunidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para pensar e fazer acontecer o território a partir de uma perspectiva sustentável.
O Arte e Tradição tem sido responsável por trazer a capoeira, o maculelê, o samba de roda, a mangaba e o maracatu para o pé de serra da Barbalha, ao mesmo tempo em que contribui para a recuperação de manifestações locais até então adormecidas. É o caso do coco de palma, de roda, dos rituais populares da Semana Santa e dos dramas. Com isso, também tem ocupado a cena local a reflexão e o debate necessário sobre a ancestralidade negra e indígena das comunidades sopedâneas.
As ações do Terreiro têm contribuído significativamente para despertar o sentimento de pertença ao Território, promovendo diálogos intergeracionais, e incentivando principalmente os jovens para os cuidados humanos e ambientais, o conhecimento da historicidade da comunidade, seu entorno e o Cariri, além de facilitar o intercâmbio entre os saberes populares e acadêmicos. O ponto de convergência de todos esses elementos se dá na já tradicional Virada Cultural do Arte e Tradição, evento que se encontra em sua quarta edição.