Sol na Macambira

oficialsolnamacambira@gmail.com
+55 88 9847-6788
Local: Juazeiro do Norte-CE

Resumo

A Banda Sol na Macambira surgiu em Juazeiro do Norte-CE a partir de uma experiencia musical no ano de 2005, frutificou músicos instrumentistas importantes no cenário regional e em 2014, com o objetivo de ampliar suas ações fundou a ALDEIAS, Ponto de cultura que desenvolve ações nas áreas da educação, cultura, tradição, patrimônio, saúde, arte, desenvolvimento social e meio ambiente.

Faz parte do Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe – MOACPÉS, participou de eventos no Ceará, Paraíba e em São Paulo e diversos eventos na região do Cariri como EXPOCRATO, Festival Cariri da Canção (convidada), Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, Carnaval Brincante MOACPÉS, Mostra SESC de Culturas, entre outros, sempre cantando e contando a arte Cariri.

 A banda tem linguagem estética e sonora própria, elementos como chapéu de palha, cabaça, xitão e fitas estão presentes compondo o cenário de aconchego caririense. Instrumentos artesanais como rabecas, pífanos, zabumbas e xequerês dialogam com guitarra, baixo, bateria e metais..

O show da sol na macambira é dinâmico e com diversidade de linguagens, no palco tem música, dança, poesia

A Sol na Macambira iniciou 2019 com a concepção do show “Trovador do Tempo” e foi selecionada a participar do Festival Ecléticos (Fortaleza-CE) ao lado de artistas como Luedji Luna (BA) e Almério (PE) e do Festival 3° Tem Disso Sim (Juazeiro do Norte-CE) ao lado de Chico Chico (RJ) e Cordel do Fogo Encantado (PE).

 Em 2020 criou estratégias de adaptação ao cenário do isolamento social em decorrência da pandemia pelo COVID-19 e em 2021 lança seu primeiro disco, o Trovador do Tempo, e dois videclipes Cabocla e Trovador do Tempo. 

 O Álbum

O “Trovador do Tempo” é um disco visceral, que canta da indignação à resistência e beleza nos terreiros do sertão. Com músicas autorais que trazem o Cariri cantado e poetizado a partir do imaginário popular, dos terreiros culturais, das lutas sociais e da mistura sonora que evidencia a contemporaneidade do ancestral.

Produzido em meio a pandemia, o Trovador do Tempo traz uma diversidade de sons, histórias e culturas do Brasil e do mundo que convergem nesse grande terreiro que é o Cariri!

Vídeos

Conheça os vídeos e performances do artista

CNPJ 21.023.737/0001-08
Associação Libertária de Desenvolvimento
e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável

Acompanhe nas Redes Sociais