Reisado Menino Deus

aldeiascariri@gmail.com
Local: Juazeiro do Norte-CE
Cultura Popular

Resumo

O Reisado é um folguedo com caráter profano-religioso filho dos congos, de quem herdou a estrutura de corte e batalhas reais e somou seus diversos entremeios. O Reisado Mirim Menino Deus é um dos frutos da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, que inaugurou uma linguagem estética, tanto nos trajes, como nos entremeios (bonecos e personagens). Formado por crianças e adolescentes de Crato e Juazeiro do Norte-CE, que tiveram vivências com mestres e mestras da cultura como Mestra Margarida, M. Assis Cachoeira, M. Antônio, M. Raimundo e M. Nena. 

Desde 2011 o grupo tem como responsável e mestre Jean Alex Alencar (mestre em educação, pedagogo, arte-educador e músico), trabalha com a formação musical e cênica das crianças e adolescentes no universo e tradição do Reisado e Guerreiro e já frutificou muitos brincantes e músicos em Juazeiro do Norte, sendo entendido como uma escola da tradição. 

Atualmente o grupo tem 18 crianças e adolescentes que fazem parte das mesmas famílias e brincam no grupo desde a primeira infância, podemos dizer que elas cresceram no reisado e na brincadeira. Participam de trabalhos que interagem com outras linguagens e já participaram de vários projetos, documentários e trabalhos sobre protagonismo infantil e cultura na infância como “Meninos e Reis”, um filme do Projeto Infâncias e “Do Popular ao Urbano videodança”.

Vídeos

Conheça os vídeos e performances do artista

CNPJ 21.023.737/0001-08
Associação Libertária de Desenvolvimento
e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável

Acompanhe nas Redes Sociais