Maneiro Pau do Mestre Chiquinho Caboclo

Maneiro Pau

Resumo

Chiquinho Caboclo,  Mestre da Cultura do Maneiro Pau do Baixio das Palmeiras e Sítio Currais, é um dos troncos mais antigos da família Caboclo do sopé da Chapada do Araripe em Crato.

Herdou a brincadeira do seu pai Expedito Caboclo, antigo Mestre de Reisado da comunidade Chico Gomes. É um sábio agricultor, conhecedor das plantas medicinais e dos cipós que trançam as casas de taipa, cipós e balaios.

É integrante do movimento de arte e cultura do sopé e Chapada do Araripe-MOACPES.

O Maneiro Pau é uma manifestação cultural, de forte influência indígena, que foi muito brincada nas na comunidades tradicionais e nas bagaceiras dos engenhos de cana de açúcar da região do Cariri. Nesse contexto nasce o maneiro pau do Mestre Chiquinho Caboclo que começou a brincar o maneiro pau, ainda na década década de setenta, com dezesseis anos de idade, nesse período essa dança ocorria principalmente nos festejos de São João e São Pedro, com o Mestre Chico Monte. Hoje o grupo apresenta em diversos eventos da região do Cariri promovidos pela secretaria de cultura do Crato, Sesc Crato, comunidades do distrito do baixio das palmeiras e no terreiro do próprio Mestre no Sítio Currais.

Galeria de Fotos

Vídeos

Conheça os vídeos e performances do artista

CNPJ 21.023.737/0001-08
Associação Libertária de Desenvolvimento
e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável

Acompanhe nas Redes Sociais