Maria Josefa da Conceição, tesouro vivo do Estado do Ceará, conhecida como Maria de Tiê, nascida em 18/09/1958 em Porteiras-CE, é a responsável por manter viva a Dança do Coco e Maneiro-Pau na Comunidade Quilombola dos Souza, localizada no Sítio Vassourinha, Zona Rural do Município de Porteiras-CE.
Remanescente de Quilombolas, Maria de Tiê busca sempre melhorias para a Comunidade de Quilombo a que pertence, Militante do movimento Negro, em suas toadas e emboladas de Coco, luta por dias melhores e com maestria desbrava cultura pelo estado, esta advinda do processo de ancestralidade com repasse do seu pai, (Mestre Luiz Manoel de Souza In memoriam, foi Mestre de Reisado, Embolador de Coco e Maneiro-Pau, integrante do Grupo de Penitentes e membro da antiga Banda Cabaçal dos SOUZA).
Ressalta-se, que seu pai foi e é a maior fonte de inspiração para Maria, bem como, a sua lembrança é motivação para que o saber adquirido seja repassado aos filhos, netos, crianças e adolescentes que residem na comunidade quilombola. Sob a coordenação de Maria de Tiê, o Grupo de Maneiro-pau é composto por crianças e adolescentes e a Dança do Coco por casais e membro dos SOUZA. Estes presentes em diversos momentos na comunidade eventos e em Eventos promovidos por ONG como a Associação Comunitária do Sítio Moreira II – ACOSIM; Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC e eventos municipais promovidos pelas Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação e Cultura.