Carnaval Brincante

O Carnaval Brincante vem sendo realizado há quatro anos, pela ALDEIAS.

O Carnaval Brincante vem sendo realizado há quatro anos, pela ALDEIAS (associação cultural e educativa sem fins lucrativos) e em 2018 foi abraçado pelo Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe-MOACPÉS.

Essa proposta carnavalesca, construída coletivamente pelos grupos, intitula-se V Carnaval Brincante- Moacpés, por considerar a experiência de quatro anos de realização da Aldeias e também  a contribuição, neste quinto este ano, do movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe.

O V Carnaval Brincante- Moacpés é a junção das brincadeiras carnavalescas que já acontecem na região do Cariri, realizadas por esses grupos; seja nos terreiros dos mestres, nos bairros, ou nas ruas da cidade.

A proposta do movimento é realizar as brincadeiras de forma articuladas com o objetivo de fortalecer os grupos de arte e cultura da região, movimentar os terreiros e fazer do carnaval caririense um dos mais importantes do Ceará atraindo brincantes e turistas de todas as regiões do Brasil.

Propõe a ressignificação do carnaval a partir do intercambio e dialogo de saberes com ações ambientais e brincadeiras tradicionais do biodiverso território Cariri. Acontece desde 2014 e envolve atividades como oficinas de percussão e danças populares, apresentações artísticas de grupos populares como zabumbar, reisado e coco, rodas de conversa, atividades ecológicas e de educação ambiental.

Tem participação expressiva de vários públicos como crianças, jovens, adultos, mulheres, pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, pessoas em sofrimento mental, mestres e grupos de tradição, da periferia e zona rural.

Envolve a realização de programações complementares:
TERREIRADAS – cortejos e vivencias culturais nos terreiros dos grupos envolvidos com apresentações e participação da comunidade.
BANDAS NA RUA – shows de bandas com estilos e linguagens diferentes de forma que atenda a uma ampla diversidade de publico com as bandas Sol na Macambira (regional), Roda de incenso (reggae) e Ulcera (trash metal) em espaço aberto na cidade de Crato-CE
OFICINAS – Oficinas de manutenção, construção e reparo de instrumentos, ritmos regionais e danças populares com rotatividade nos terreiros.
ACAMPAMENTO – Acampamento no  Sítio Minguiriba Floresta II Chapada do Araripe (Crato-CE) com ações artísticas e ecológicas, vivencias ambientais, trilhas e oficinas direcionadas ao grande publico e comunidade.
AJUNTAMENTO DE TAMBORES – encontro dos grupos que utilizam os tambores como forma de expressão.  Vivencia com roda de conversa e roda de tambores em local aberto.

É uma programação que envolve ações nos centros urbanos, periferias, zona rural e áreas florestais, aberta ao público em geral e de acesso gratuito. Com intercambio entre manifestações e brincadeiras como coco, ciranda, reisado, maracatus, afoxé, maculelê e vivencias com os mestres da cultura popular.

Outras ações

Carnaval Brincante

O Carnaval Brincante vem sendo realizado há quatro anos, pela ALDEIAS (associação cultural e educativa sem fins lucrativos) e em 2018 foi abraçado pelo Movimento de

Ver mais »

CNPJ 21.023.737/0001-08
Associação Libertária de Desenvolvimento
e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável

Acompanhe nas Redes Sociais